O projeto “Esdras Baptista Produções: inventário, catalogação e pesquisa do maior acervo cinematográfico em película de Niterói”, aprovado no 2º Edital de Fomento ao Audiovisual de Niterói, tinha como objetivo inicial a catalogação do conteúdo das imagens, o diagnóstico do estado de conservação dos materiais e o processo inicial de reacondicionamento dos filmes (troca de latas, separação por tipologia e grau de deterioração etc). O produto final do trabalho é esta base de dados online, que permite a livre pesquisa pelos interessados (por tema, data, personalidade histórica, localidade etc.).
Digitalização do catálogo e criação da base de dados (agosto/2021)
O projeto deu início à catalogação digital dos filmes da coleção ao realizar uma transferência dos dados presentes no catálogo físico feito por Hilca Papi Baptista em meados da década de 90 (foto abaixo) para uma base de dados digital. Quando todos os dados presentes no catálogo de Hilca foram incorporados a esta base, novas informações foram adicionadas, referentes ao ao estado físico dos materiais e ao topográfico do espaço de guarda provisório.
O sistema de base de dados digital escolhido foi a plataforma Airtable, com com a qual o LUPA-UFF já vinha trabalhando. Dessa forma, foi mais fácil integrar a base de Esdras à base do acervo fílmico do LUPA, que já contém informações sobre os rolos de outras coleções.
Na primeira fase do projeto, as informações do catálogo original, já inseridas na base de dados online, foram confrontadas com a análise direta das latas de filmes para sua confirmação, alteração ou ampliação. Foram detalhadas informações básicas sobre o conteúdo dos rolos a partir de uma primeira inspeção física, como título em português, cromia, som, bitola e metragem. A numeração dada pelo catálogo foi incorporada como número provisório, sendo posteriormente dada a cada rolo encontrado a numeração definitiva do acervo do LUPA-UFF.
Separação primária dos filmes (setembro a dezembro de 2021)
Nesta fase, foi necessário desencaixotar o restante dos filmes que ainda estavam encaixotados, desembalá-los e trocar as caixas de papelão ou latas de metal (em geral, enferrujadas) pelos estojos plásticos comprados pelo projeto. Todas as informações sobre os filmes presentes nos invólucros originais foram transcritas para a base de dados. Dois arquivistas trabalharam nesta fase: Diogo Rembold e Amanda Iorio.
Os filmes foram separados entre positivos e negativos, e entre materiais afetados pela síndrome do vinagre, isto é, em grau avançado de deterioração da base de acetato da película, que devem ser separados dos filmes em melhor estado de conservação. Ao final desta etapa, foram adicionadas tiras de medição de acidez em cada um dos rolos para confirmar seu estado de conservação.
Lata marcada com data da colocação da tira de medição de acidez em seu interior
Análise individual dos filmes (dezembro de 2021 a julho de 2022)
nova organização da coleção
Com a aquisição de uma mesa enroladeira pelo projeto, todos os rolos foram limpos e examinados individualmente, um a um. Os dois arquivistas permaneceram realizando o trabalho, sendo que Amanda Iorio foi substituída por Juliana Maia e, posteriormente, por Julhia Quadros.
Nesta fase, os filmes foram higienizados com álcool isopropílico, sendo adicionadas pontas de segurança ao início e final de cada rolo. Através do exame direto dos rolos, incluindo das marcações nas pontas originais, novas informações foram adicionadas ou alteradas à base de dados, fossem sobre o conteúdo ou sobre o estado de conservação dos materiais. Foi realizada a compra de novos estojos, e todos os estojos ganharam novas etiquetas com seu número definitivo e informações básicas.
estação de trabalho com novo estojo e etiquetas
Ao final desta etapa, chegamos aos seguintes dados sobre o estado físico dos materiais:
68% do acervo está em boas condições de conservação
20% do acervo está em estado crítico de conservação.
12% do acervo está em estado muito avançado de deterioração.
Em relação à bitola, 98% acervo é formado por filmes em 16mm. 62% do acervo é composto por materiais positivos, 31% por materiais negativos, e 7% por outros tipos e materiais (pontas, magnéticos etc.). 60% do acervo é composto por materiais silenciosos e 40% tem algum tipo de registro sonoro (ótico ou magnético). 56% dos materiais de imagem em movimento são preto-e-branco e 44% são coloridos.
Ao final deste projeto, a coleção Esdras Baptista encontra-se acondicionada para preservação e catalogada para a consulta pública sobre o conteúdo dos materiais.